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A empresa que não leva a sério essa ferramenta e não a utiliza como canal de comunicação e de negócios tende a cair no esquecimento.


A empresa que não leva a sério essa ferramenta e não a utiliza como canal de comunicação e de negócios tende a cair no esquecimento.


Foi-se o tempo em que sites corporativos eram luxo ou poderiam ser desenvolvidos pelo amigo que entende um pouco de computador. O empresário que não leva a sério essa ferramenta e não a utiliza como canal de comunicação e de negócios tende a cair no esquecimento. Isso porque a percepção das pessoas hoje é de que negócio, produto ou serviço não encontrado na internet não existe. A consequência é óbvia: menos clientes, menos lucro.

Costumo dizer que site é a casa da propaganda; é para ele que convergirá toda comunicação on-line ou off-line. Portanto, ter uma página institucional bem elaborada e funcional (ou loja virtual, em caso de e-commerce) é o primeiro passo para que a valiosa presença digital renda visibilidade à empresa (marca) e aumente as vendas. Afinal, é isso que todo gestor espera e precisa.

Então, por que não aproveitar esse universo para conquistar e fidelizar clientes? Uma combinação de ações, pensada individualmente para cada empresa por profissionais especializados no ramo, potencializa resultados. Vale a pena conhecer alguns caminhos, e a seguir detalhamos dois deles.

Vários elementos estão inclusos quando falamos em site bem feito, como ter layout responsivo. Isso quer dizer que a página muda automaticamente de aparência e disposição conforme o tamanho da tela na qual é exibida (tablet, smartphone). Essa não adequação representa incômodo para o usuário e perda de oportunidades de negócios. O design flexível, inclusive, é um dos critérios usados no rankeamento do Google.

Mas alguns passos são essenciais antes de desenvolver de fato o projeto: analisar o conceito e o objetivo da empresa, conhecer em detalhes o público-alvo (para cativá-los) e alinhar a proposta à identidade visual da instituição. São também importantes: navegação simples e intuitiva, para o usuário achar o que procura sem se perder; carregamento rápido; conteúdo de qualidade; dados de contato visíveis e completos.

Com tantas exigências, é essencial destinar essa tarefa a uma empresa especializada no assunto. Profissionais da área conhecem teoria e prática para criar um site mais que “bonitinho”, que contribua na conexão com o mercado-alvo e no alcance de metas. Eles sabem indicar ao empresário, quando necessário, a melhor maneira de reformular ou agregar novas ideias à página, para colocar produtos e serviços à frente dos concorrentes com um clique.

Novas tecnologias digitais surgem a todo momento, e o empreendimento que não as incorpora perde oportunidade de ser mais visível e interessante aos olhos do consumidor. Por exemplo, o site pode coexistir com outras páginas que vêm para somar:

Blog: para publicação de conteúdo, inclusive opinativo, relativo à empresa e ao nicho de atuação. Contribui bastante para tornar-se referência/autoridade naquilo que faz.

- Hotsite: site de menor proporção criado para situações específicas (eventos, lançar produtos e campanhas).

- Landing page: página com elementos voltados à conversão do visitante em lead (cliente). Em troca de material ali ofertado, o internauta cadastra-se e deixa suas informações no banco de dados da instituição.

Diante de todo o exposto, é fácil concluir que uma empresa ganha muito criando caminhos para guiar o potencial cliente na jornada digital dele. Quanto mais ajudar e direcionar, mais chances de ele escolhê-la no final. Aí, é só comemorar!

Você está a um passo de contar com especialistas que vão ajudar sua empresa a vender mais. Ligue (34) 3821-5657 ou deixe seus dados.